Dia Nacional do Combate à Asma 21 de Junho
A asma é uma doença inflamatória crônica das vias aéreas que acomete os brônquios. Nos pacientes asmáticos, os brônquios ficam inflamados, principalmente quando entram em contato com um fator desencadeante (poeira, ácaros, poluição, fumaça de cigarro, ar frio ou exercício físico), dificultando a respiração.
Quais são os principais sintomas?
Os sintomas mais comuns são falta de ar, chiado ou aperto no peito e tosse. Esses sintomas podem ser revertidos, total ou parcialmente, espontaneamente ou com o uso de broncodilatadores (remédios que abrem os brônquios).
Qual é o tratamento?
O tratamento da crise asmática é feito com base na classificação da gravidade da crise, de acordo com os sinais e sintomas apresentados.
Basicamente é voltado para manter a saturação de oxigênio (oxigenação do sangue) em valores dentro da normalidade, envolvendo broncodilatadores e o uso de corticoide para melhora da inflamação dos brônquios.
Previna-se!
A asma é uma doença crônica que não tem cura. Entretanto, é possível minimizar ou evitar o contato com fatores desencadeantes como forma de prevenção de novas crises.
Confira algumas medidas preventivas:
• Manter a adesão ao tratamento proposto pelo médico especialista;
• Evitar ambientes fechados, pouco ensolarados e sem ventilação;
• Arejar a casa;
• Lavar roupas de cama com frequência e reforçar cuidados com a limpeza da casa;
• Evitar exposição à fumaça de cigarro, poeira e outros fatores identificados como desencadeadores de crises;
• Praticar exercícios físicos regularmente e de forma controlada.