Saiba mais sobre as aulas de Teatro

Renan Ragazzi Ator e Arte-Educador

Confira as brincadeiras mais legais que o professor Renan faz:

O Renan é professor de teatro no Colégio desde 2007, e, com o passar do tempo, foi desenvolvendo jogos teatrais para ensinar algo aos seus alunos, desde coordenação motora fina até observação.

Sendo elas as mais divertidas:

1- Jogo da moeda.

Consiste em esconder uma moeda em algum lugar de fácil visão e quem achar disfarça e vai sentar. O jogo termina quando sobrar apenas uma pessoa sem achar.

2- Torre de blocos.

Nesse jogo, há dois times, e cada um tem que construir uma torre de blocos e serão avaliados:

• Torre mais alta;
  • Mais blocos;
  • Menos quedas.

O jogo termina quando uma das torres cai ou quem tiver mais pontos nos atributos citados acima.

3- Jogo das palmas.

Todos ficam em círculo e tem que bater palma no sentido horário ou anti-horário na ordem. Quando uma volta é completa duas pessoas têm que bater palma ao mesmo tempo e assim vai até todos baterem palmas juntos (nenhuma turma conseguiu completar esse jogo).

4- Disputa pelo bloco.

O professor faz duplas com a turma e coloca o bloco no meio dos dois. Ele vai falando partes do corpo e nós temos que colocar as mãos na parte citada e quando ele falar “bloco” quem for mais rápido pega o bloco e ganha um ponto. O jogo termina quando sobrar apenas uma dupla.

5- Detetive.

Todos os alunos ficam virados para a parede com os olhos fechados, enquanto o professor escolhe o detetive encostando na cabeça do escolhido e o ladrão encostando no ombro do mesmo. Depois, todos os alunos começam a andar pelo salão com o ladrão tentando eliminar os jogadores, (Ele faz isso mostrando a língua) e o detetive tenta descobrir quem é o ladrão.

6- Criação de Cena

Esse é bem autoexplicativo. Basicamente, o professor separa os alunos em grupos e eles têm o objetivo de criar uma cena, onde os próprios alunos ou o professor escolhem o personagem, o lugar etc.

7- Xadrez Humano

Essa brincadeira consiste em imitar um jogo de xadrez, mas as pessoas são as peças.

8- Enigma

O jogo consiste em o professor falar uma palavra e os alunos falam outras palavras tentando adivinhar o padrão das palavras.

Ex: Ele colocou a mão no chão ou falou palavras com o número ímpar de vogais.

A disciplina de teatro não é só brincadeira ou ficar decorando texto, nela também são explorados a timidez, a comunicação e o desenvolvimento pessoal. Confira algumas fotos de alguns trabalhos anteriores.

Espetáculos Anteriores

Matéria escrita pela turma do 8ºano Colégio Ellos